Embalar seu produto com uma embalagem plástica de alta qualidade, gerar benefícios ambientais e sociais e ainda mostrar isso para a sociedade? Sim, é possível e já há várias marcas se aliando a esta ideia.

Este cenário se tornou realidade através do projeto Naturecycle, desenvolvido pela empresa Plastiweber, e que já foi destaque pela Revista Plástico Sul com o Prêmio Compromisso Social.

O Naturecycle é uma solução que entrega embalagens recicladas com uma aparência diferenciada e ainda mostra ao mercado consumidor os benefícios que ela gera.

Como isso é possível?

O Naturecycle desenvolve uma Logística Reversa Integrada, adquirindo os resíduos de embalagem em todos pontos de geração: o resíduo do seu cliente, do supermercado, que é o ponto de distribuição, da cooperativa, que é o resíduo final, e por meio de suas ações socioambientais, que são mantidas pelo próprio projeto Naturecycle.

Assim, a partir de um processo de inovação técnica o material pós-consumo origina as embalagens da linha Naturecycle, utilizando as melhores práticas da Economia Circular. Ou seja, as embalagens que estão em circulação são reutilizadas e retornam novamente a economia, garantindo alta performance as embalagens, bem como contribuem com a sociedade, pelos benefícios ambientais gerados e ainda com o desenvolvimento da conscientização da coletividade.

A comunicação com o consumidor é fundamental para que uma mudança de comportamento aconteça, por isso o projeto traz embalagens diferenciadas, seja por sua coloração verde (linha Green Forest), azulada (linha Blue Ocean), pela impressão do selo Naturecycle, comunicando que está embalagem está retornando, ou  ainda com o uso de um QR Code,  que leva ao site com os números dos ganhos ambientais do projeto.

Se por muitos anos as embalagens plásticas tem contribuído com a cadeia econômica significa que é uma opção eficiente nos mais diferentes cenários. Logo, a solução não estaria na troca do produto, mas sim na forma de obtenção da matéria-prima. E o Naturecycle foi desenvolvido com este propósito: entregar embalagens plásticas 100% recicladas eficientes e se comunicar com a sociedade sobre a conscientização e reutilização dos recursos, sejam eles quais forem.

Por isso, hoje o parceiro Naturecycle pode embalar seus produtos com filmes de alta qualidade, garantida por certificações nacionais e internacionais, como EuCertPlast, Smeta e Senaplas, e mostrar suas práticas sustentáveis em números e reforçar ao seu cliente como ele também contribui com a sociedade, com a mudança do mundo, ao optar pelo seu produto.

O qr code presente nas embalagens Naturecycle apresenta o número de plástico reciclado consumido e como este consumo beneficia o meio ambiente e a sociedade, seja pela redução na extração de matéria-prima da natureza ou pelos projetos socioambientais que estão vinculados ao programa.

A cada tonelada de plástico utilizado da linha Naturecycle muitos benefícios são gerados, como a Redução de 2.000 kg de gases do efeito estufa, a Redução de  3.020 kw de consumo de energia elétrica, a Redução de 1.190 l de consumo de petróleo, a Redução de 7.890 l de consumo de água no total dos processos, a Geração de empregos e a Redução de resíduos em aterros.

Além disso, os parceiros Naturecycle compartilham sinergia com entidades circulares como o Hub de Economia Circular Brasil, a Rede de Cooperação Pelo Plástico e a Câmara Nacional de Reciclagem da Abiplast, com troca de informações técnicas e atualizações, suporte técnico especializado no desenvolvimento para soluções de Logística Reversa Integrada, desde o resíduo plástico gerado nas plantas dos clientes, até de seus canais de venda e consumidor final, procurando reintroduzi-los como embalagem novamente. Como também a participação em feiras com a inscrição de projetos de embalagem circular.

O desafio do projeto iniciou com o desenvolvimento de uma embalagem Shrink 100% reciclada PCR, com alto nível de desempenho, para a Ambev e foi sendo ampliado com parceiros como Orquídea, Adimax (filme técnico para enfardamento automático de fardos da ração Magnus – única do mercado 100% reciclado) e Pampili, que já utiliza os packs plásticos para o transporte e entrega de seus calçados.

 

O Naturecycle é a solução completa para as marcas que estão em busca de práticas sustentáveis reais e eficientes e que estão engajadas em apoiar os acordos que estão sendo traçados em todo mundo.

 

A cada dia a Plastiweber reforça seu propósito de criar uma Economia Circular do plástico, repensando, reduzindo, reutilizando e reciclando a resina plástica da sociedade.

Naturecycle, porquê a natureza vive em ciclo, porquê o ciclo natural do plástico é a reciclagem.