Na noite de ontem, 12/11, a empresa Plastiweber recebeu o prêmio Compromisso Social da Revista Plástico Sul por seu projeto Nature Cycle. O projeto consiste na entrega de uma solução circular a seus parceiros, produzindo de forma sustentável, comunicando isso ao mercado e ainda conscientizando a sociedade.

Por meio deste projeto a Plastiweber produz embalagens 100% recicladas a partir de material pós-consumo, garantindo um alto índice de desempenho e qualidade através de certificações nacionais e internacionais. Bem como garante uma comunicação com a sociedade, trazendo a descrição de ser uma embalagem reciclada e comprovando os ganhos gerados pela marca ao utilizar o filme plástico, que podem ser acessados através de um qr code. E, concluindo o clico da Economia Circular, o Nature Cycle também desenvolve ações socioambientais, com o intuito de trabalhar o entendimento da sociedade sobre a necessidade de um consumo consciente, com o Escola Sustentável, o Resíduos pela Vida e o Natal Mais Feliz.

Segundo o diretor administrativo da Plastiweber, Moisés Weber, o  grande diferencial do projeto é que além de compreender uma solução para os impactos da embalagem plástica, cria uma comunicação do nosso cliente com o mercado consumidor, demonstrando através do selo Nature Cycle sua adesão ao projeto, e mostrando os benefícios que esta escolha gera para a sociedade e meio ambiente.

O projeto foi desenvolvido pela Plastiweber baseado nos 4R’s da Sustentabilidade: REpensar, REduzir, REutilizar e Reciclar o plástico utilizado pelo ser humano, reaproveitando ao máximo os resíduos já presentes na sociedade, sem necessidade de extrair novos recursos, e reintroduzindo os na economia através de um processo de Up-Cycling.

 

O desafio iniciou com o desenvolvimento do filme shrink para a empresa Ambev, que embala os fardos da Água Ama, e foi sendo ampliado com parceiros como Orquídea, Adimax (embalando os fardos da ração Magnus) e Azaléia.

Além da inovação técnica, a embalagem traz a segurança das certificações SENAPLAS, e a única recicladora do Brasil a possuir a homologação SMETA/Sedex, garantindo qualidade, conformidade e rastreabilidade de toda cadeia de suprimentos, que engloba o resíduo pós-consumo do próprio cliente, a embalagem descartada no supermercado até os materiais vindos das cooperativas, resultando em uma Logística Reversa integrada.

“Receber este prêmio de reconhecimento em toda região sul do país é uma grande satisfação para nossa empresa e é uma conquista de toda a equipe Plastiweber, que através do seu empenho e dedicação diária alcançou este título e outras conquistas que em breve estaremos compartilhando com o público”, diz Weber.

 

 

As ações socias do projeto:

Escola Sustentável: O projeto incentiva o reaproveitamento do plástico junto aos estudantes, incentivando a economia circular. Nesta proposta as escolas iniciam o processo de separação dos resíduos plásticos, os quais são comprados pela Plastiweber e ao fim do ano as escolas, com maior número de material arrecadado, receberem premiações.

Resíduos pela Vida: Desde 2017 a Plastiweber conta com um Ponto de Entrega Voluntário (PEV), um container para recolhimento de pets, alumínio, plástico flexível e óleo de cozinha usado. A ideia é contribuir com a destinação correta dos resíduos, sendo os materiais arrecadados encaminhados para a reciclagem. E ainda, o valor reunido a partir da venda destes itens é destinado a ações sociais.

Natal Mais Feliz: Atua junto as comunidade o aproveitamento de brinquedos, direcionando brinquedos usados a escolas e entidades que necessitem, gerando uma vida útil maior aos objetos e criando uma consciência de compartilhamento entre as crianças.

Para acompanhar todas as ações do Nature Cycle acesse o site naturecycle.com.br ou o instagram @naturecycle_oficial