Há mais de 20 anos a Plastiweber vem investindo num sistema produtivo diferente, onde a sua matéria-prima vem da sociedade: os resíduos plásticos após o seu uso.

 

Esse modelo de trabalho está ligado a Economia Circular que deve gerar 4milhões de empregos e injetar 3 trilhões de dólares na Economia, segundo dados recentes da OIT (Organização Internacional do Trabalho).

 

No entanto, a Plastiweber mesmo em cenários não tão favoráveis sempre investiu em tecnologia de ponta, e persistiu em seu propósito, de gerar uma economia circular para o plástico, evitando que o mesmo vá para a o meio ambiente e sim permaneça da economia.

 

Frente as mudanças ocasionadas pela pandemia, a sociedade passou a ter uma melhor percepção sobre a necessidade de um avanço real e novo sobre a forma de produção. Desta forma, a logística reversa realizada pela Plastiweber, junto aos seus clientes e parceiros, vem crescendo diariamente.

 

“Hoje, além dos benefícios ambientais que geramos, reintegrando as embalagens plásticas da sociedade novamente no processo produtivo, ao invés de deixá-las irem para a natureza, estamos oportunizando a transformação de centenas de vidas. Pessoas que estão sendo integradas nesta cadeia, como os catadores de resíduos, pessoas ligadas a cooperativas de resíduos e que encontram nele o sustento de suas famílias”, relata o diretor administrativo da Plastiweber Moisés Weber.

 

Neste processo de ampliação dos serviços da empresa e valorização pelas embalagens circulares, a empresa vem ampliando e melhorando suas estruturas e capacidade produtivas. Além de uma ampliação de quase 1.000 m², a planta está recebendo diversas melhorias neste começo de ano, somando um investimento superior a R$ 4milhões.

 

“O resultado de nosso bom desempenho, com alta qualidade em nossos produtos, é fruto de um trabalho focado na permanente melhoria de processos, visando qualidade de trabalho a nossos colaboradores e alta performance produtiva.”, enaltece o diretor industrial Leandro Weber.

 

O setor de recuperação de resíduos está recebendo um novo sistema de classificação das sucatas, oferecendo melhores condições de trabalho aos colaboradores e melhorando o sistema produtivo. Já a linha de lavagem dos materiais está recebendo novos equipamentos, incluindo um sistema europeu de melhoria para o abastecimento de linha. Na parte da embalagem haverá uma renovação de maquinário e itens de apoio, visando a melhoria no produto final e no processo de trabalho.

 

Além das melhorias estruturais da fábrica, os investimentos contam com a aquisição de mais containers, visando ampliar o serviço de logística reversa realizado junto aos clientes, que buscam gerar uma maior circularidade em suas embalagens.